Bom, para descrevermos...

Bom, para descrevermos o que estamos sentindo, primeiramente, devemos buscar apresentar quem somos e de onde viemos. Sou P.A.C.P, tenho 34 anos, venho de uma pequena cidade do interior do RS, a cidade da Pérola da Região Celeiro, chamada Santo Augusto. Vim para Santa Maria no ano de dois mil e treze, onde iniciei o Curso de Licenciatura em Educação Especial, porém entre idas e vindas no Curso, notei que não era aquilo que queria para mim. Em dois mil e quinze, tomei coragem e mudei de curso, iniciei a Licenciatura em Pedagogia, acredito que foi uma das melhores mudanças que ocorreram em minha vida. Durante o curso, como experiência em sala de aula, trabalhei como Bolsista na Ipê amarelo, digo, que foi nesse espaço, o principal encanto e a descoberta que eu havia nascido para ser Pedagoga. Todas as manhãs, trabalhava como bolsista e à tarde o Curso de Licenciatura em Pedagogia. Esses encontros e reencontros entre a prática e a Teoria, me aproximou muito, daquilo que Paulo Freire, nos deixou como legado, ser Professor, ser Pedagogo, não é transferir conhecimento, mas sim, partilhar com as crianças e alunos o que eles(as) já sabem e transformar isso em Conhecimento. Isso pra mim foi tão gratificante, que hoje em 2020, com orgulho, sou Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria. Na continuidade dessa carta, em 2019, abriram-se duas portas para mim, aqui na Universidade Federal de Santa Maria, eu nem imaginava que agora em plena Pandemia, estaria cursando duas Pós ao mesmo tempo: Especialização em Estudos de Gênero e Mestrado em Educação Matemática. Nesse momento, claro sou grata por estar aqui, mas me sinto, sobrecarregada, tenho por vezes, me sentido sozinha, sinto algumas vezes crises de ansiedade( talvez, seja porque, nunca em um tempo onde estava tudo normal sem Pandemia, não trabalhamos tanto, estudamos tanto, quanto estamos fazendo isso agora). Pode ser que há uma cobrança vinda do sistema, não sei, mas me sinto exausta, cansada, querendo um pouco de Paz, tranquilidade, nem digo Paz, mas uma noite boa de sono, sem se preocupar com o Artigo que tem de finalizar ou a Pesquisa que ainda terei de enfrentar. Além dessas demandas, quatro vezes na semana, todas as tardes trabalho como babá, tenho tentado manter o sono em dia, mas como eu escrevi anteriormente, está sendo bem difícil. O que estou aprendendo com a Pandemia, poderia ser a pergunta não é mesmo? Então com a Pandemia, estou aprendendo, de que é preciso imediatamente, que o Sistema, cobre menos dos professores, dos alunos, dos trabalhadores, das crianças, das escolas e que cobrem bastante e/ou invista em Saúde Mental Pública, porque o que vai ter de pessoas com a saúde mental prejudicada após essa Pandemia...não será pouco. Estou aprendendo, que é preciso, imediatamente, que o Sistema, baixe os juros dos alimentos, principalmente do arroz, feijão, carne e óleo( os essenciais). Estou aprendendo, que é preciso, imediatamente  que em Brasília, aja ações governamentais de assistência e/ou investimento nas Universidades Publicas Federais para a descoberta imediata da Vacina contra o nosso vilão, vilão esse que já levou embora mais de duzentos milhões de brasileiros, ou seja, duzentos milhões de famílias, perderam um Amor, uma vida pra sempre. Estou aprendendo com a Pandemia, que é preciso ficarmos perto de quem amamos e cuidar do outro(a). Estou aprendendo que é preciso, usar máscara, álcool em gel, não fazer aglomeração e me cuidar. Estou aprendendo com a Pandemia, que o melhor sistema imune, é uma alimentação saudável, mas será que todos tem acesso à essa alimentação saudável? Saneamento básico e água potável? Espero que depois de passarmos por tudo isso, possamos nos abraçar e que o Sistema, faça a sua parte por nós, porque aqui estamos, vivendo um dia de cada vez e na certeza de que poderemos rever o sorriso da criança, do jovem, da mulher, do homem e do idoso. Sorrisos esses que estão escondidos, hoje atrás das máscaras. Recomendo, sorria, escute uma música, dance e agradeça à Deus, pela seu sopro de vida. Espero e desejo que tão logo em Janeiro, a vacina, chegue com tudo para realizar o meu sonho: Ver o Campus da Universidade Federal de Santa Maria florida de vida e sorrisos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escute

Nesse momento de pandemia...

Fronteiras fechadas